[LOCALIZE-SE] 4 dicas de Marketing Digital para Startups


[LOCALIZE-SE] 4 dicas de Marketing Digital para Startups

* Silvana Cortez
Uma das atitudes mais difíceis para empreendedores é tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma empresa startup promissora. Mas para edificá-la e captar investidores é fundamental, também, pensar em estratégias de marketing, inclusive, nas digitais.
O marketing é uma poderosa ferramenta para startups, pois auxilia no lançamento e posicionamento do negócio, além de ajudar no crescimento e desenvolvimento da empresa. No caso do Marketing Digital, ele é ainda mais importante, uma vez que se apresenta mais efetivo, mais mensurável e (o melhor) mais barato.
No entanto, na hora de pensar nas estratégias é comum que os gestores da startup tenham muitas dúvidas, sem saber por onde começar, nem quais metas definir. Para auxiliá-los, enumeramos quatro dicas básicas para práticas de Marketing Digital:
1. Conteúdo interessante – Apoie-se no Marketing de Conteúdo para gerar engajamento, posicionamento e autoridade para sua empresa startup. Com um conteúdo de valor, é possível atrair mais oportunidades de negócio e, por consequência, obter novos clientes.
Lembre-se de que pesquisas revelam que o Marketing de Conteúdo atrai quatro vezes mais visitas em seu site e cinco vezes mais Leads.
2. Invista para que seu conteúdo seja encontrado – Campanhas com links patrocinados e otimização são duas ferramentas importantes do marketing digital. Essas ações fazem com que a startup apareça nas primeiras posições dos sites de pesquisa quando um usuário buscar por algum termo relacionado ao segmento em que ela atua.
As metodologias de otimização (SEO) – títulos, descrições, imagens, conteúdos, entre outros critérios avaliados pelos algoritmos de busca –, combinadas às campanhas de links patrocinados, irão fazer com que sua startup alcance posições privilegiadas nas páginas da Google, por exemplo, destacando-se em meio a outros resultados da busca.
3. Conteúdo em todas as redes sociais – Grande parte dos usuários necessita consumir artigos, infográficos, vídeos e demais conteúdos que possam esclarecer suas dúvidas sobre um produto ou serviço. Assim, a divulgação de uma startup precisa de estratégias eficientes de abastecimento de informações, que integrem publicações nas principais redes sociais e plataformas de conteúdos como Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e blogs, dependendo do seu segmento e públicos-alvo.
As redes sociais são uma oportunidade incrível para divulgar os seus produtos e serviços, gerando autoridade e engajamento para sua marca.
4. Meça e melhore – As métricas ou indicadores de performance são responsáveis por mensurar os seus resultados e ações de Marketing Digital. São as taxas de conversão e de cliques, que de forma geral, indicam a continuidade ou não do que está sendo feito. Dessa forma, para que se evite desperdício de tempo e dinheiro, é importante que você sempre acompanhe as estatísticas e melhore cada vez mais suas estratégias de Marketing Digital.
Os quatro itens – aqui apresentados – são conceitos preliminares de Marketing Digital para gestores de startups que, ao segui-los, possam ver aumentada a exposição de sua empresa nos meios digitais.
Especialistas do setor podem apontar muitos outros caminhos para levar ao sucesso startups de qualquer tamanho ou tema. Você já aplicou algumas destas ações em seus negócios digitais?
* Silvana Cortez – Jornalista e Consultora de Comunicação da Comunicar Bem, pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela USP. Parmalat, Ambev e Editora Abril fazem parte de sua atuação como Analista de Comunicação e Assessora de Imprensa.
Thiago Ermano

Networker, Comunicador e Estrategista para a formação de Redes de Relacionamentos. É Gestor da agência da Reputação e Network Comunicar Bem e criador da primeira Escola de Networkers da América Latina.

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